quinta-feira, 19 de novembro de 2009

B.15 - Recolha de Informação através de uma Petição em Linha (On-line)

Petição On-line: Melhoria dos acessos para deficientes em transportes e edifícios públicos

Petição on-line elaborada em: PetitionOnline

A petição prende-se com a solicitação ao Primeiro Ministro(Eng.º José Sócrates), da melhoria dos acessos para deficientes em Transportes e edifícios públicos, permitindo assim, melhores condições de vida a estas pessoas.

Uma vez que não consegui publicar a minha petição devido a vários problemas que ocorreram na sua construção e publicação, aqui deixo transcrito o texto da mesma:


Exmo. Srº:

Primeiro-Ministro, Engº José Sócrates do Governo da República Portuguesa

Exmo. Srº:

Quando tomou posse como Primeiro-Ministro de Portugal, V.exª comprometeu-se a implementar um Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade (PNPA), destinado às pessoas com mobilidade condicionada ou dificuldades sensoriais, melhorando a sua autonomia, a igualdade de oportunidades e a participação social a que têm direito como cidadãos.

Este Plano (PNPA), tinha como algumas medidas:

1) Sensibilizar, informar e formar;

2) Assegurar a acessibilidade no espaço público e no meio edificado;

3) Promover a acessibilidade nos transportes;

4) Apoiar a investigação e a cooperação internacional;

5) Fomentar a participação;

6) Assegurar a aplicação, o controlo e a coordenação.

No entanto, verifica-se que apesar de alguns anos de governação e da implementação do Plano (PNPA) existem ainda algumas barreiras físicas que alteram e dificultam a vida de quem é portador de mobilidade reduzida. São sentidas ainda muitas dificuldades na utilização dos transportes públicos, no acesso a actividades de lazer e a edifícios públicos. Escadas, passeios altos, obras sem sinalização e portas estreitas são também alguns obstáculos com que estas pessoas se deparam todos os dias.

Por todas estas razões penso que é necessário intervir e que se ponham em prática algumas medidas que facilitem e melhorem a qualidade de vida destas pessoas.

Agradeço a sua atenção, esperando no entanto, que tenha em conta estes problemas.

Com os melhores cumprimentos,

Igor Agostinho, TP3, Nº40905


Assinar a petição



Sem comentários:

Enviar um comentário