segunda-feira, 23 de novembro de 2009

B.16 – Pesquisa on-line de informação sobre investigação científica, obras e currículos de investigadores

a)– “Plataforma Nacional de Ciência e Tecnologia” – Plataforma DeGóis:

http://www.degois.pt/

O que é?

A Plataforma DeGóis é um instrumento que permite fazer recolhas e disponibiliza análises da produção intelectual, científica e outras informações curriculares dos investigadores portugueses. Consiste num portal cujas principais funcionalidades são a gestão individual do curriculum por parte do utilizador, a consulta de indicadores, a visualização de curricula mediante pesquisas baseadas em critérios relacionados com o conteúdo do curriculum e a administração institucional.

Perguntas frequentes: http://www.degois.pt/index.jsp?id=3

Exemplo de um Curriculum Degóis de um investigador português:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3801679072823453

Tipos de gráficos: http://www.degois.pt/index.jsp?id=2








b)- “ScienTI – Rede Internacional de Fontes de Informação e Conhecimento para a Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação”:

http://www.scienti.net/php/index.php?lang=pt

Sobre a Scien TI:

A rede Scien TI- é uma rede pública de fontes de informação e conhecimento que, com o objectivo de contribuir à gestão da actividade científica, tecnológica e de inovação, promove um espaço público e cooperativo de interacção entre os atores dos sistemas e comunidades nacionais de ciência, tecnologia e inovação dos países membros.

Fontes de Informação da Rede - As fontes de informação incluem currículos, grupos de pesquisa, instituições e projectos. Todas são padronizadas com referenciais internacionais, de modo a assegurar a interoperabilidade na Internet.

Apoio à Gestão CT&I - A rede visa à identificação actualizada de recursos humanos qualificados, instituições e projectos de pesquisa para o desenvolvimento e avaliação de políticas e capacidades nacionais em CT&I, assim como promover programas de cooperação internacional.

Estrutura - A rede é a expressão da cooperação internacional entre os Organismos Nacionais de Ciência e Tecnologia (ONCYTs), Organismos Internacionais de Cooperação em Ciência e Tecnologia (OICYTs), Grupos de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Conhecimento (GDIs) e Instituições Patrocinadoras (IPs).

Metodologia e Tecnologia Rede ScienTI - Os princípios de concepção, desenvolvimento, disponibilização e operação das Fontes de Informação da Rede SCienTI prevêem o atendimento às necessidades dos diversos atores ligados a CT&I, como pesquisadores, estudantes, gestores, etc. Tanto a captura e formação das informações nacionais de CT&I, como sua divulgação pela Web, são flexíveis às decisões de cada partícipe da Rede SCienTI. Na origem das informações está o processo com que cada país deverá organizar seus dados nacionais.

O conjunto de sistemas, bases de dados e portais desenvolvidos no âmbito da Rede SCienTI formam a arquitectura integrada dos seguintes componentes de Fontes e Tecnologia da Informação:

  • Sistemas de Informação em CT&I
  • Directórios de Informação em CT&I
  • Portais relacionados à CT&I
  • Notícias em CT&I

Na opção pela adopção dos Sistemas da Rede SCienTI, a publicação dos dados nacionais na Fonte de Informação correspondente é consequência natural do processo de utilização dos sistemas. No caso de o país adoptar instrumentos próprios, sua participação está condicionada à compatibilização XML das unidades de informação e à responsabilidade de publicação dessas informações, de forma periódica, na Fonte de Informação correspondente.

c)– “euroCRIS – Current Research Information Systems”: http://www.eurocris.org/

O que é? http://www.eurocris.org/public/about-eurocris/




















Sem comentários:

Enviar um comentário