terça-feira, 24 de novembro de 2009

C.6 - Índice de Gini e Curva de Lorenz

A Curva de Lorenz é um gráfico utilizado para representar a distribuição relativa de uma variável num domínio determinado.Em duas empresas, A e B, com 10 trabalhadores cada, os salários (em €uros) são os que constam das tabelas seguintes:

a)












b)

Índice de Gini para a empresa A



Índice de Gini para a empresa B




c) Gráfico com as duas curvas de Lorenz





d)
Através do gráfico da alínea anterior referente às curvas de Lorenz da empresa A e B, concluímos que na empresa B, numa primeira fase, há uma maior desigualdade salarial, porém, numa segunda fase há uma maior desigualdade salarial na empresa A. Numa 3º fase, as empresas apresentam a igual parcela de desigualdade salarial. A empresa B, é aquela que apresenta uma maior desigualdade salarial, segundo o índice de Gini.

e) A Curva de Lorenz consiste num gráfico que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. Este gráfico consiste num diagrama em que num dos eixos é colocada a variável Rendimento e no outro a População. Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na repartição do rendimento. A curva de Lorenz pode ser complementada com o Índice de Gini, o qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos. O Índice de Gini varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0 está a empresa menor é a desigualdade, pelo contrário, quanto mais próximo está de 1, maior é a desigualdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário